NUTRIÇÃO
Manter uma saúde plena e um corpo resistente a doenças se dá por meio de uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários para manter a imunidade ativa. A nutrição integrativa contempla um olhar global no indivíduo, levando em consideração seus aspectos: físicos, psicológicos, emocionais, espirituais e energéticos, como disse Aristóteles, “o todo é maior do que a simples soma de suas partes”, assim, na Nutrição integrativa, o indivíduo é tratado como um ser integral.
Assim, seja com o objetivo terapêutico ou seja na busca da melhora de rendimento – como na Nutrição Esportiva, a nutrição atua no gerenciamento e balanço energético de todos os clientes. É ela que garante que todos recebam as quantidades necessárias de macro e micronutrientes.
Falando especificamente da Nutrição Esportiva, Nutrição e Esporte são áreas que se complementam e é difícil pensar em um sem abordar o outro. Muitas vezes, uma alimentação equilibrada não garante a saúde plena de um indivíduo, sendo importante a inserção do exercício físico na rotina diária. Além disso, para um atleta, é de extrema importância priorizar uma alimentação que trará, além de rendimento, uma boa saúde.
Hoje em dia, a nutrição está muito presente nas mídias, onde muitos pensam dominar os conteúdos da área. No entanto, a todo o momento nos deparamos com mudanças de conceito e novos segmentos, sendo um desafio acompanharmos essas novidades.
O papel do Nutricionista na prática esportiva é fazer com que a pessoa entenda que, mais importante do que o uso de qualquer suplemento, é ajustar primeiramente a alimentação conforme as necessidades do indivíduo, levando em consideração o tipo de treino, modalidade, objetivo e necessidades individuais para cada momento.
Luciana Ribas Medeiros
Sabemos que um dos sintomas de uma crise de ansiedade, é também um dos mais conhecidos da covid, a falta de ar. Além disso, essa inquietação também é responsável por dores de cabeça, tensão muscular, palpitações, suor excessivo, tontura, além de reações como, tristeza, cansaço, insônia, irritabilidade, aumento de peso por condutas inadequadas (sedentarismo e alimentação rica em gorduras, açúcar e sódio), sistema imunológico fraco, alteração do sistema gastrointestinal.
Você anda muito ansioso? A Alimentação pode te ajudar!
As pessoas que sofrem de ansiedade precisam saber de algumas informações muito importantes: