Contato: 51 996525653  

NUTRIÇÃO

Nutrição Integrativa

 

Manter uma saúde plena e um corpo resistente a doenças se dá por meio de uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários para manter a imunidade ativa. A nutrição integrativa contempla um olhar global no indivíduo, levando em consideração seus aspectos: físicos, psicológicos, emocionais, espirituais e energéticos, como disse Aristóteles, “o todo é maior do que a simples soma de suas partes”, assim, na Nutrição integrativa, o indivíduo é tratado como um ser integral.

Assim, seja com o objetivo terapêutico ou seja na busca da melhora de rendimento – como na Nutrição Esportiva, a nutrição atua no gerenciamento e balanço energético de todos os clientes. É ela que garante que todos recebam as quantidades necessárias de macro e micronutrientes.

 

Falando especificamente da Nutrição Esportiva, Nutrição e Esporte são áreas que se complementam e é difícil pensar em um sem abordar o outro. Muitas vezes, uma alimentação equilibrada não garante a saúde plena de um indivíduo, sendo importante a inserção do exercício físico na rotina diária. Além disso, para um atleta, é de extrema importância priorizar uma alimentação que trará, além de rendimento, uma boa saúde.

Hoje em dia, a nutrição está  muito presente nas mídias, onde muitos pensam dominar os conteúdos da área. No entanto, a todo o momento nos deparamos com mudanças de conceito e novos segmentos, sendo um desafio acompanharmos essas novidades.

O papel do Nutricionista na prática esportiva é fazer com que a pessoa entenda que, mais importante do que o uso de qualquer suplemento, é ajustar primeiramente a alimentação conforme as necessidades do indivíduo, levando em consideração o tipo de treino, modalidade, objetivo e necessidades individuais para cada momento.

Alimentação e ansiedade 

Luciana Ribas Medeiros

 

 

Sabemos que um dos sintomas de uma crise de ansiedade, é também um dos mais conhecidos da covid, a falta de ar. Além disso, essa inquietação também é responsável por dores de cabeça, tensão muscular, palpitações, suor excessivo, tontura, além de reações como, tristeza, cansaço, insônia, irritabilidade, aumento de peso por condutas inadequadas (sedentarismo e alimentação rica em gorduras, açúcar e sódio), sistema imunológico fraco, alteração do sistema gastrointestinal.

Você anda muito ansioso? A Alimentação pode te ajudar!

As pessoas que sofrem de ansiedade precisam saber de algumas informações muito importantes:

 

  • Baixo nível de açúcar no sangue, falta de hidratação, uso de álcool, cafeína e fumo também podem precipitar ou imitar os sintomas de ansiedade.
  • Em contrapartida, comidas que estimulam a produção de neurotransmissores tais quais a serotonina e melatonina, substâncias que ajudam no bom humor e qualidade de sono, são sempre super bem vindos. 
  • Foque nos alimentos integrais: Sempre prefira os carboidratos integrais, pois além de fornecerem uma energia linear e não brusca, possuem triptofano e magnésio, que estão relacionados com a sensação de saciedade e bem estar.
  • Coma alimentos fonte de triptofano: O triptofano é um aminoácido que participa da formação da serotonina, um neurotransmissor que está associado a sensação de bem estar, e podendo assim, reduzir sua ansiedade. Aqui vão alguns desses alimentos: Ovos, leite, carne, soja, cereais, brócolis, couve-flor, berinjela, tomate, kiwi, ameixa, banana, nozes, peixes, frutos do mar e cacau.
  • Alimentos ricos em gorduras boas, vitamina C e Vitamina E, têm demonstrado serem excelentes aliados para combater os males da ansiedade em excesso. Então abuse dos alimentos a seguir: peixes, linhaça, chia, castanhas, nozes, laranja, goiaba, limão, acerola, vegetais verdes escuros.
  • Alimentos ricos em vitamina do complexo B também são excelentes para auxiliar e combater a ansiedade! As vitaminas B6, B9 (folato) e B12 auxiliam na formação da serotonina, um neurotransmissor associado a sensação de bem estar. Podemos encontrar essas vitaminas nos seguintes alimentos: feijão, vegetais de folhas verdes (espinafre, aspargo, brócolis, couve), abóbora, batata inglesa, cenoura, carne vermelha, carne de porco, abacate, laranja, maçã, milho, ovo, queijo e leite.
  • Hidratar-se adequadamente com água pura é um ponto super importante para manter o sistema imune ativo, consuma ao menos 2l/dia.
  • Além da alimentação, a prática de exercícios físicos também é muito importante, afinal para uma boa qualidade de vida é necessário corpo e mente saudáveis. Caminhadas, alongamentos, yoga, práticas que integram respiração e consciência corporal são excelentes estratégias.
  • Lembre-se, toda a ansiedade é passageira e ninguém está sozinho, é momento de empatia e acolhimento. A qualquer aparecimento de indícios de depressão ou ansiedade procure ajuda de um profissional da saúde. Ocupe sua mente, alimente-se e hidrate-se bem.